Das proporções perfeitas do Homem Vitruviano de Da Vinci ao caos modernista de O Grito, de Edvard Munch, passando pelas cores de Auto Retrato, de Van Gogh, é fácil compreender que Arte e corpo humano chegam a ser uma coisa só em alguns momentos – e é exatamente isso que as performances abaixo nos provam. Surpreenda-se e se encante:
1 – Cultura Pop Como Arte
O nome acima é como Syaiful A. Rachman, um artista indonésio, batizou um de seus trabalhos incríveis. A ideia era recriar ícones da cultura pop, como Angelina Jolie e Michael Jackson, com a ajuda de centenas de desconhecidos. O resultado você vê na imagem acima. Gostou?
2 – O Deserto do Homem Dormindo
O artista Carl Warner criou uma série de imagens feitas a partir de partes do corpo humano, como a que você vê acima. A série é chamada “Bodyscapes”.
3 – O artista está presente
Marina Abramovic é uma artista famosa por suas performances inusitadas e provocativas. Uma delas, de 2010, foi a própria artista, sentada em um museu. De frente a ela, os visitantes poderiam sentar-se também. Alguns passaram horas só olhando para a artista.
4 – Pessoas de crochê
Olek é uma artista que gosta de trabalhar com peças de crochê. Ela já cobriu carros, letreiros e até um trem com seus fios. Uma das exposições de Olek expôs pessoas inteiramente cobertas de fio, como é o caso acima, no Havaí.
5 – Landline
O artista Aakash Nihalani fez uma série incrível com fitas neon e alguns truques de quem manda bem quando o assunto é causar efeitos em 3D. Gostou? Aquivocê pode ver mais trabalhos desse cara.
6 – Releitura de “A Queda de Adão”
A pintura famosa de Hugo van der Goes foi reproduzida no corpo de Chadwick Gray, marido da artista Laura Spector, que criou a série “Museum Anatomy”.
7 – Sapo
Johannes Stotter conseguiu transformar cinco pessoas em um sapo. O que você achou do resultado?
8 – Flamingo Humano
Falando em animais, Gesine Marwedel também conseguiu transformar o corpo humano em algo inesperado: no caso, um flamingo.
9 – Azulejos humanos
Emma Hack trabalhou com conceitos práticos de imersão – os azulejos foram escolhidos como tema depois que ela viajou por Portugal e pela Espanha. Depois de horas reproduzindo os mesmos padrões dos azulejos em pessoas, o resultado é o que você vê acima. E se por acaso você já viu o clipe de Somebody That I Used to Know, do Gotye, talvez reconheça lá também o trabalho da artista.
10 – Escondido
O artista chinês Liu Bolin camuflou a si próprio na imagem que você vê acima. Segundo ele, essas fotografias são uma forma de interpretar a relação entre cultura e seu desenvolvimento. De qualquer forma, é uma das melhores camuflagens de todos os tempos, não é mesmo?